Publicado em: 00/00/0000

Para instalar um sistema de energia solar, antes é necessário realizar uma simulação para entender o preço correto a pagar. Afinal, embora o valor dos painéis seja fixo, variando apenas de acordo com o tamanho do imóvel, a instalação pode ser mais complexa. 


Dessa maneira, o simulador de energia solar ajuda muito nesse aspecto. As melhores empresas do setor possuem o seu simulador, que recolhe informações do usuário e as utiliza em prol da realização do orçamento mais correto. 


Veja a seguir como é feito um simulador de energia solar e como é possível chegar ao preço médio de instalação de um sistema de energia solar.


  1. Simulador de energia solar: cálculo do preço


O cálculo do preço médio de instalação do sistema solar pode variar. Assim, é preciso ter um simulador de energia solar. Pois, a partir dessa ferramenta, é possível traçar um plano e, assim, elaborar um orçamento para a instalação de todo o sistema. 


Em geral, o cálculo envolve questões como:


  • Estado no qual se localiza o imóvel.

  • Cidade na qual se localiza o imóvel.

  • Consumo mensal de energia elétrica.

  • Valor da tarifa.

  • Empresa distribuidora de energia.


Uma vez que já seja possível traçar esses dados, torna-se mais fácil usar o simulador de energia solar para atingir um preço correto de instalação.


A boa notícia é que o cliente pode tratar esse valor gasto como um belo investimento, já que, no futuro, passará a gastar muito menos com energia elétrica. Além disso, terá a noção exata de colaborar com o meio ambiente. 


Por conseguinte, os benefícios do uso da energia solar são muitos e, assim, o preço de instalação acaba por valer a pena. Mas, é claro, ainda assim é necessário buscar uma empresa especializada no assunto e que seja capaz de oferecer um orçamento do tamanho do seu bolso.


  1. Simulador de energia solar: custos e economia de energia


Um sistema de geração de energia solar é capaz de economizar energia. Isso está claro, é verdade. Contudo, é preciso saber mais sobre os custos de instalação e sobre a economia de energia que será proveniente dessa ação. 


Os valores variam muito, a depender do estado ou da cidade na qual o projeto terá de ser desenvolvido. Todavia, a verdade é que, em geral, o tempo de retorno do valor investido em um sistema de energia solar tende a ser de 3 a 5 anos. 


Considerando que os efeitos positivos desse sistema durarão para sempre e que um painel solar possui 25 anos de vida útil, a verdade é que vale a pena realizar o investimento. Trate apenas de escolher uma empresa que realmente tenha domínio sobre o assunto e que seja capaz de oferecer a você um serviço de alta qualidade.

Simulador de energia solar: como é calculado o preço médio da instalação