Publicado em: 11/10/2021

Renovapr você já ouviu falar? Se ainda não, pode estar perdendo inúmeras vantagens. Pensando sempre no melhor para você, trouxemos sobre o assunto. Confira!


Renovapr o que é?

O Renovapr é um programa de energia rural renovável, tem como objetivo dar condições aos produtores rurais, independente do seu negócio, para produzirem sua própria energia de maneira renovável.

O que por sua vez, permite que estes agricultores diminuam os custos de produção, ampliando assim seu negócio.

Para que isso aconteça o Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e IDR-Paraná, busca desenvolver políticas públicas que viabilizem a chegada do programa para estes produtores.

Desta forma, estes produtos se tornam mais competitivos no mercado. 

Por meio do programa os produtores rurais que se interessarem poderão ter acesso a linhas de crédito com até 0%* de juros, pois terão os subsídios do governo estadual ao contratarem geradores de energia de fontes renováveis.

O Renovapr vai além da oferta de energia renovável, por meio dele é possível tornar o negócio sustentável com a correta destinação dos dejetos de animais e resíduos agrícolas e agroindustriais.


Quem pode se cadastrar no Renovapr?

O programa se estende a pessoas físicas e jurídicas, desde que habilitados como responsáveis técnicos pelos projetos de energia solar fotovoltaica dentro de ambientes rurais.


A quem o programa dá direito?

Aqueles que forem habilitados como responsáveis técnicos terão como atribuição:

  • Elaborar projetos técnicos;

  • Fazer o processo de instalação dos sistemas que geram energia solar para os ambientes rurais;

  • Prestar assistência técnica referente aos sistemas que geram energia.


Precisa pagar para se cadastrar?

O cadastro pode ser feito de forma gratuita e totalmente eletrônica. Após análise feita pelo IDR Paraná (Instituto de desenvolvimento rural do Paraná) é liberada a habitação do interessado ao programa.


Vantagens da energia renovável e o Renovapr

  • Redução de custos;

  • Livre de reajustes;

  • Valorização da propriedade;

  • Vida útil longa;

  • Energia limpa;

  • Monitoramento por equipe especializada;

  • Preservação do meio ambiente;

  • Melhora da qualidade de vida;

  • Aumento da produtividade;

  • Expansão dos territórios rurais.


O diferencial da energia renovável no agronegócio

A energia renovável pode ser aproveitada de diversas formas no agronegócio como:

Na produção de leite

Garante energia para as ordenhadeiras e para os tanques de resfriamento em operação, ajudando a manter a saúde dos animais e qualidade do produto final.

Na agricultura

A energia renovável reduz os custos no processo de bombeamento de água. Assim como para manter a temperatura adequada das estufas em que estão as plantações.

Desta forma, irá reduzir perdas na produção e consequentemente reduzirá custos.


Bionova um passo à frente

Como você pode ver são muitas as vantagens trazidas pelo programa Renovapr, vantagens estas que são perfeitamente possíveis de chegar até o seu negócio.

O importante é que você busque por empresas devidamente cadastradas no programa, que passam por uma rigorosa análise antes de oferecerem serviços ao agricultor e empresas.

Neste cenário a Bionova sai na frente, pois é uma das cadastradas no programa, e com a experiência de anos no mercado, oferecendo fontes de energia renováveis, para fazer toda a diferença.

Fica aqui a dica, quando for contratar uma empresa prestadora de energia renovável conte com uma empresa especializada, com larga experiência no ramo como a nossa.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e faça um orçamento sem compromisso aqui.


Renovapr: projeto prevê até taxa 0%* para projetos de energia solar