Publicado em: 18/04/2022

O uso de painéis solares tem se tornado mais popular a cada dia no Brasil. Assim, já é comum ver residências que geram grande parte da energia que elas próprias utilizam.

O sistema de energia solar é ideal para casas e pode ser muito eficiente, fazendo com que haja até 95% de economia em relação à conta de luz tradicional. Além de muito econômico, o sistema de energia solar ainda faz com que seja possível ter autonomia em relação à produção energética do seu lar.

Mas, afinal, quantos painéis solares são necessários ou recomendados para uma residência? Veja a resposta para esse questionamento a seguir.


  1. Saiba quantos painéis solares você deve instalar na sua residência

O número de painéis solares pode variar de residência para residência. Afinal, é necessário levar em conta fatores como localização, tempo de sol por dia, quantas pessoas moram na casa e, em média, quanto cada pessoa consome de energia elétrica. 

Além, é claro, de alguns outros fatores como a potência de cada painel solar. Atualmente, existem opções que variam entre 340 w até 600 w. Por isso, é necessário analisar bem o espaço onde eles serão implantados e quanto de energia é utilizado.

A grande maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de potência de 80% de sua potência original por até 25 anos. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira, que irá cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico.

Mas, em uma estimativa mais ampla e genérica, em geral é preciso ter 7 painéis solares com cada um gerando 340 w de potência para uma casa com até 3 pessoas e consumo de 280 kWh por mês. Nesse caso, com essas condições, seria possível diminuir os gastos com a conta de luz tradicional em até 95%.

Essa é uma economia muito relevante, mesmo que se considere o custo de instalação dos painéis. Pois, embora o sistema de geração de energia solar tenha um custo relativamente alto no começo, o valor de manutenção desse sistema é muito baixo.

Calcula-se que o tempo médio de vida de um painel seja de 25 anos, fazendo com que todo o sistema possa “se pagar” dentro de quatro ou cinco anos e que, dali em diante você possa apenas desfrutar da economia que fará. 

Por isso é tão comum ver mais e mais pessoas preterindo o sistema convencional de geração de energia.


  1. E para um comércio: quantos painéis solares devem ser instalados?

Não só as residências podem optar pelo sistema de geração de energia solar. Na realidade, a indústria e o comércio também são usuários desse tipo de sistema. Novamente, os números de painéis necessários para abastecer um comércio podem variar de acordo com alguns fatores.

Em linhas gerais, se levarmos em consideração o mesmo painel solar citado acima, com 340 w de potência, é possível afirmar que 20 painéis solares dão conta de abastecer muito bem um comércio que consome 800 kWh mensais. 

Ainda que a geração de energia solar dependa de fatores externos, algo que pode gerar variações na produção energética, o fato é que a economia é praticamente um sinônimo deste sistema.

Sobretudo em locais no Brasil nos quais o sol é abundante em quase todo o ano, como é o caso de muitos estados da região Centro-Oeste e Nordeste. O uso de energia solar pode ser um diferencial muito grande em termos financeiros.

Vale ressaltar que existem até mesmo financiamentos para a instalação de sistemas de energia solar, algo que pode ser acessado através de instituições financeiras diversas. Mesmo que não tenha o valor integral da instalação do sistema, ainda assim pode valer a pena apostar na energia solar.

Quantos painéis solares são recomendados para uma residência?