Publicado em: 20/04/2022

Você sabe quantos anos pode durar um sistema de energia solar? Sabe se vale a pena fazer uso de um sistema desses, considerando o tempo de vida? 

A verdade é que esse se mostra um questionamento muito válido. Será que o sistema de energia solar será capaz de suportar ao menos o período em que o investimento estiver sendo pago? Na realidade, o sistema durará todo esse tempo e muito mais. 

Isso porque, em média, um sistema de energia solar dura mais do que duas décadas antes de precisar ser trocado. Com a manutenção adequada, que é barata, torna-se possível ter uma residência movida pelo mesmo sistema de energia solar por vários e vários anos.


Com o cuidado adequado, quanto tempo dura o sistema de energia solar?

Um sistema de energia solar fotovoltaica dura cerca de 25 anos até a troca de todos os aparelhos. Estima-se que o valor investido em um sistema de energia solar retorne para o investidor, em forma de diminuição na conta de luz, dentro de quatro a cinco anos.

A partir desse momento, por conseguinte, todo o trabalho do sistema de energia solar passa a apenas gerar resultados para você e para a sua casa sem que consuma quase nada. 

Os gastos com manutenção do sistema, por exemplo, são muito pequenos quando comparados às despesas que você teria com a conta de luz durante décadas.

Assim, se um sistema de energia solar dura 25 anos e “se paga” com no máximo cinco, há cerca de 20 anos nos quais o dono do sistema apenas fará uso do mesmo sem que tenha de pagar nada além por isso. É um investimento capaz de gerar resultados incrivelmente rápidos.


Vale a pena investir em um sistema de energia solar?

Um sistema de energia solar pode fazer com que a sua conta de luz seja reduzida em até 95%. Desse modo, você apenas fará uso da energia elétrica fornecida pela sua distribuidora quando o sistema não for capaz de dar conta do seu consumo. 

Em geral, esses momentos acontecem à noite ou em períodos nos quais o sol não surge com tanta intensidade. Em todo caso, o certo mesmo é que o simples fato de economizar mais de 90% dos seus gastos com energia elétrica durante 25 anos já faz com que qualquer investimento inicial na instalação do sistema seja coberto. 

Assim, fica claro que investir em um sistema de energia solar é muito benéfico. Mesmo para quem não possui o valor integral para fazer o pagamento à vista, há a opção de ainda assim instalar o seu sistema de energia solar. 

Isso porque os financiamentos para a instalação de sistemas de energia solar são cada vez mais comuns e fáceis de serem liberados. Os números não mentem. Aproveite essa bela oportunidade de ter um sistema de energia solar.

Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?