Publicado em: 00/00/0000

As formas mais “limpas” de geração de energia estão dominando o mundo. Dessa maneira, tem sido cada vez mais comum ver casas ou condomínios que fazem uso da energia solar. Para tal, é necessário ter painéis solares que sejam capazes de captar a energia luminosa do sol e transformá-la em energia elétrica. 


Por mais que o processo pareça complicado, a verdade é que pode ser algo bastante simples. Na realidade, o uso do painel solar é uma maneira eficiente de até mesmo economizar na produção de energia elétrica. 


Portanto, veja a seguir mais informações sobre a geração de energia através do sol, entendendo como funciona um painel solar, suas vantagens e o custo-benefício.


  1. Painel solar: o que é? Como funciona?


Afinal, o que é um painel solar? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, já que cada vez mais o uso de energia solar se torna comum na sociedade. O painel solar é feito de módulos fotovoltaicos, as populares placas solares. Essas placas solares fazem o papel de coletar fótons de luz solar. 


Assim, em termos mais simples, coletam a energia luminosa do sol. Em seguida, os fótons colidem com os átomos presentes no material do painel solar. Isso, por sua vez, causa o deslocamento de elétrons. 


E esse deslocamento é o responsável por gerar energia elétrica, fazendo com que o painel solar seja produtivo para as pessoas. Portanto, na prática o uso de um painel solar é bastante simples, pois a forma como gera energia é fácil de explicar e de reproduzir. 


Logo, a energia solar é uma maneira eficaz de economizar e também de ajudar o planeta Terra. No fim das contas, o painel solar é muito menos poluente do que a geração de energia a partir de termelétricas ou mesmo das hidroelétricas.


  1. Painel solar: vantagens


O painel solar possui vantagens claras. Antes de tudo, é importante destacar que a energia solar é limpa e, assim, causa pouquíssimos efeitos colaterais ao ambiente. Ademais, a energia produzida a partir do sol pode ser muito mais barata do que a energia produzida de modos mais convencionais. 


A energia solar ainda é silenciosa e possui uma mínima necessidade de manutenção, o que faz com que um painel solar não exija tantos gastos futuros após a instalação. 


Além disso, é uma bela alternativa para quem reside em locais mais afastados dos grandes centros, fornecendo um meio autossuficiente de produção energética.


  1. Painel solar: custo-benefício


O painel solar possui um tempo de vida útil de aproximadamente 25 anos. Dessa maneira, isso quer dizer que um conjunto de painéis solares pode gerar energia elétrica por mais de duas décadas. 


Além disso, os custos de manutenção são muito pequenos. Por conseguinte, considerando tudo isso e também o fato de que o custo de instalação é baixo, tem-se um ótimo custo-benefício para os painéis solares. 


Na realidade, um imóvel com painéis solares se torna muito mais valorizado, já que pode gerar energia de forma autossuficiente. Com tudo isso, fica claro que o painel solar é uma excelente opção.


Clique aqui e solicite uma simulação agora mesmo com a Bionova e veja quanto custaria para realizar a instalação na sua casa, empresa ou propriedade rural.

Painel solar: o que é, como funciona, vantagens e custo-benefício