Publicado em: 22/02/2022

A produção de energia solar é cada vez mais comum entre os brasileiros. Os motivos que levam a tal popularização do sistema de energia solar são muitos. 


Um deles é financeiro, já que, embora tenha um valor inicial de investimento relativamente alto, o sistema faz com que seja possível economizar muito posteriormente. Em diversos casos, as pessoas que instalam um sistema de produção de energia solar em suas casas chegam a economizar até 95% em relação aos gastos antes da instalação. 


A boa notícia é que, caso queira instalar um sistema desses em sua residência, é possível ter acesso a um financiamento de energia solar para ajudá-lo. Veja um pouco mais sobre essa modalidade de financiamento a seguir.


  1. Principais características de um financiamento de energia solar


Um financiamento de energia solar é bastante semelhante a outros tipos de financiamentos. Em geral, o custo de aquisição e instalação do sistema é relativamente alto. 


Portanto, pode ser necessário fazer uso de um financiamento para acelerar o seu objetivo. Em grande parte dos casos, pela economia feita ao diminuir o uso tradicional de energia elétrica, vale a pena contratar um financiamento de energia solar. 


Em geral, o período de pagamento varia de 48 meses a 96 meses, a depender da forma como se dará o financiamento. Todos os equipamentos são financiados, assim como a instalação do sistema de energia solar. 


Por conseguinte, o financiamento já engloba todo o processo em sua totalidade – ou a porcentagem do projeto que o cliente desejar. Há ainda a possibilidade de dar entrada no financiamento de energia solar, o que reduz as parcelas e acelera ainda mais o seu objetivo. 


É importante que você entre em contato com o time de especialistas da Bionova e compreenda os custos iniciais de instalação e compra dos equipamentos. Com esses valores em mãos, será possível calcular um financiamento de energia solar à altura.


  1. O financiamento de energia solar vale a pena?


Nenhuma modalidade de financiamento, como um todo e antes de analisar as características desse processo, pode ser vendida como boa ou ruim. 


Mas é um fato que o financiamento de energia solar ajuda muito a acelerar o processo de instalação, fazendo com que a pessoa deixe de gastar tanto com o consumo tradicional de energia. Portanto, a própria queda no consumo fará com que haja uma grande economia em suas finanças pessoais. 


A partir daí, será muito mais fácil pagar as parcelas do seu financiamento de energia solar. Ademais, enquanto um financiamento desses costuma levar de 4 a 8 anos para ser pago, o sistema de energia solar tende a durar cerca de 25 anos sem necessitar de grandes ajustes adicionais. 


Logo, ainda restará muito tempo para que seja possível recuperar o seu investimento após acabar de pagar o financiamento. No fim das contas, portanto, o financiamento de energia solar pode ser muito positivo. 


Mas, é claro, tudo depende das características da sua casa, da sua situação financeira atual e de outros detalhes importantes. Ao entrar em contato com o time de especialistas da Bionova, será possível compreender melhor tudo isso e verificar se o financiamento de energia solar servirá ou não para as suas necessidades atuais.

Financiamento de energia solar: tudo que você precisa fazer para conseguir um