Publicado em: 00/00/0000

A energia solar ganhou muita popularidade nos últimos anos. Conforme a sociedade vai compreendendo que não é sustentável manter a produção de energia a partir de termelétricas e hidrelétricas, além de ser complexo montar bons parques de geração de energia eólica, fica claro que o futuro está nos painéis solares. 


Contudo, assim como nada na vida é perfeito, há também vantagens e desvantagens em termos de energia solar. Afinal, embora seja capaz de solucionar muitos problemas, a geração de energia através do sol também possui limitações. Para que você possa compreender se é uma boa escolha optar pela energia solar, antes é necessário conhecer os dois lados.


  1. Energia solar: as vantagens


A energia solar possui muitas vantagens. Portanto, para começar, é importante citar tudo de bom que essa forma de geração de energia possui. Por exemplo, fica claro que a produção de energia solar é muito mais favorável ao meio ambiente do que os meios de produção mais usados atualmente. 


Da mesma forma, é possível entender que os painéis solares podem ser muito mais baratos de instalar e manter do que pagar altas taxas pela energia elétrica convencional. Por conseguinte, veja alguns benefícios abaixo:


  • Energia limpa, uma alternativa ao petróleo.

  • Energia renovável.

  • Fonte silenciosa de energia.

  • São resistentes.

  • Podem ser usados por mais de 25 anos.

  • Manutenção barata.

  • Equipamentos podem ser reciclados.

  • Economia de até 90% na conta de luz.

  • É sustentável a longo prazo.


Por conta de tudo isso, fica muito claro que a energia solar possui diversos pontos positivos. Portanto, antes de optar por essa forma de geração de energia, é importante pesar todos esses benefícios. Contudo, nem só de vantagens vive a energia solar.


  1. Energia solar: desvantagens


Apesar de ter muitas vantagens, a verdade é que a energia solar também possui alguns pequenos problemas. Quando comparadas às vantagens, porém, fica muito claro que as desvantagens são menores.


Em todo caso, compreendê-las é importante para fazer uma boa escolha. Um bom exemplo é a questão que gira ao redor de o que acontece quando não há a presença do sol. Nesse caso, não há outra opção a não ser fazer uso da energia elétrica tradicional. 


Ademais, o Brasil é um país que ainda não oferece tantos incentivos a essa forma de produção de energia. Além disso, o custo inicial de aquisição dos painéis solares pode ser alto, embora o custo de instalação não seja tão elevado. 


Veja algumas das desvantagens da energia solar:


  • Poucos incentivos no Brasil.

  • Não gera energia à noite.

  • Não gera energia sem a presença do sol.



Assim, existem muitos pontos positivos, mas também alguns aspectos negativos em fazer uso da energia solar. No fim das contas, é necessário pesar tudo muito bem antes de optar por essa forma de geração de energia. 


É aconselhável entrar em contato com um time de especialistas para entender ao certo os prós e contras da ação, tomando uma decisão mais embasada. Clique aqui e solicite uma simulação agora mesmo com a Bionova e veja quanto custaria para realizar a instalação na sua casa, empresa ou propriedade rural.

Energia solar: vantagens e desvantagens que você precisa saber para fazer uma boa escolha