Publicado em: 17/09/2021

O que é e como funciona a Energia Solar?


Energia Solar é uma forma sustentável de produzir energia elétrica, e pode ser instalada em diferentes locais, como casas, fazendas, empresas e indústrias, área rural ou urbana. 


A energia solar funciona, de modo simplificado, da seguinte maneira: os painéis solares captam a luz solar e por meio do inversor transformam essa luz em energia elétrica.   


A luz solar  é captada pelos painéis, instalados no telhado ou em uma estrutura de metal própria para eles, pelo efeito fotovoltaico essa luz  é convertida em correntes alternadas. 


Essa conversão de corrente contínua para alternada é feita pelo inversor, sendo ele o responsável por injetar energia na rede.


A Bionova investe neste equipamento, escolhendo opções modernas e com vida útil maior do que a maioria das outras empresas. Isso faz com que o investimento feito seja mais duradouro. 


Para facilitar a compreensão criamos esta ilustração: 





1- Os painéis fotovoltaicos captam a luz solar e convertem em energia (corrente contínua); 


2- O inversor fotovoltaico recebe essa energia, converte para corrente alternada, energia equivalente a fornecida pela rede elétrica, e envia para a residência/empresa/indústria/fazenda;


3- A energia convertida pelos painéis e inversor é distribuída e utilizada por qualquer equipamento que precise de energia (chuveiros, máquinas, eletrodomésticos, etc) 


4- A rede elétrica funciona como uma bateria, que recebe a energia extra gerada pela energia solar e a devolve nos momentos em que os painéis e inversos não estiverem recebendo luz solar. 



Onde pode ser utilizada a Energia Solar?


Como dito, a energia solar oferecida pela Bionova pode ser utilizada em todos os locais que já tenham acesso a energia elétrica regular. Seja na área rural ou na área urbana. 


Se você precisa de energia elétrica, então a energia solar é para você. Afinal, a energia gerada pelos painéis solares e pelo inversor pode ser utilizada em todos os equipamentos, eletrodomésticos e demais locais e funções onde você utiliza a energia elétrica regular. 


Listamos alguns exemplos na área rural e na área urbana em que você pode estar utilizando a energia solar.



Área rural:


  • Irrigação da plantação

  •  Bombeamento de água para os animais e para a fazenda

  •  Cerca elétrica

  •  Produção de leite

  •  Produção de suínos

  •  Produção de aves

  •  Produção de hortaliças



Área urbana:


  • Ar condicionado 

  • Eletrodomésticos

  • Maquinários 

  • Aquecimento de piscinas

  • Chuveiros

  • Qualquer equipamento conectado a uma tomada


Com esses exemplos é possível ver como a energia solar pode ser utilizada em vários locais, desde residências até fazendas e indústrias. 



Quais as vantagens da Energia Solar?


A energia solar possui muitas vantagens, sendo uma das mais atrativas a economia na fatura mensal de luz. É possível diminuir o gasto em até 95% todos os meses. 


Assim, um grande valor pode ser investido em outras áreas, como viagens, ampliação da empresa ou indústria, compra de bens materiais diversos, faculdade dos filhos e muito mais. 


Além da economia, a energia solar é uma fonte limpa e sustentável de energia. Ou seja, não polui e nem agride o meio ambiente, como o caso da energia hídrica. 


Atualmente (2021), o Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas da história devido a falta de chuva causada pelo desmatamento. O que acarretou no aumento de mais de 60% na fatura da luz, sem falar no risco de não ter energia suficiente para todos os brasileiros e demais povos que utilizam a energia gerada no país. 


Com a energia solar, essa oscilação no valor mensal da fatura não ocorre, pois a maior parte da energia utilizada tem como fonte a energia solar. 


E por isso, o planejamento de gastos e investimentos pode ser feito de forma mais segura, principalmente pelas empresas e indústrias. 


Imagine quantos empresários tiveram nesse ano seus investimentos comprometidos devido ao aumento da conta de luz. E também os clientes foram afetados devido ao aumento do preço dos produtos. 


Energia solar é sinônimo de economia, sustentabilidade, segurança e inovação


Listamos algumas das vantagens oferecidas pela energia solar:


  • Economia

  • Possibilidade de maior lucro devido a redução de custos

  • Segurança em não sofrer com as quedas de energia e oscilações na tarifa 

  • Pode ser utilizada tanto na área rural quanto na área urbana

  • Energia limpa e sustentável 

  • Devido a preocupação com o meio ambiente, gera maior valor e destaque da empresa no mercado

  • Linhas de créditos especiais para projetos de energia solar (Projeto RenovaPR chega a taxa 0%) 


São muitas as vantagens que a energia solar oferece, aproveite e faça uma simulação de quanto seria o investimento necessário para o seu projeto. Entre em contato pelo WhatsApp: (45) 98816-1551



Principais dúvidas 

Sabemos que a energia solar é um tema que pode causar muitas dúvidas, por isso selecionamos as perguntas mais frequentes sobre esse tema. 



1- O sistema fotovoltaico produz energia à noite?

Para a produção de energia solar é necessário a luz solar, por isso, durante a noite o sistema não produz energia. 


Mas, isso não significa que durante a noite você fica sem energia. O sistema gera créditos de energia produzida e o usa em outros momentos.   


2- Se houver queda de energia na rede elétrica, o local que tem energia solar também ficará sem energia? 

Se o sistema tiver um nobreak, permanecerá com energia, caso contrário ficará sem luz como os demais locais, seguindo as normas técnicas da ANEEL.


Nobreak é um equipamento responsável por alimentar outros dispositivos em caso de queda de luz, como uma espécie de bateria. 


3- Quanto em média custa a instalação de um sistema fotovoltaico?

O valor depende de quantos painéis serão necessários. Assim, o mais indicado é você fazer uma simulação de quanto será o investimento em energia solar. Entre em contato pelo WhatsApp: (45) 98816-1551 e peça por uma simulação.


4- Quanto tempo dura o sistema fotovoltaico?

A garantia dos painéis solares é de 25 anos, mas o tempo de vida útil, quando bem cuidado, é maior. 


Após 25 anos, o sistema continua produzindo energia, mas com um desempenho menor.  


5- Como é feita a manutenção dos painéis solares?

A manutenção é feita de modo muito simples e prático, basta limpar os painéis com um pouco de água e um pano macio. 


Essa limpeza, em média, ocorre uma vez ao ano. Mas, em áreas rurais ou em longos períodos sem chuva, a necessidade de limpeza pode ser maior. 


É muito importante realizar a manutenção, pois a sujeira pode interferir na captação da luz solar. 


6- Os painéis são resistentes a ventos e granizo? 

Sim, os painéis são resistentes a ventos fortes e chuva de granizo. O material utilizado é de alta qualidade, sendo várias camadas que compõem cada painel. 


Vale ressaltar que a instalação deve ser feita por profissionais, para que assim, o painel não se desloque mesmo em dias de ventos fortes. 


7- É possível zerar a fatura de luz com a energia solar? Posso vender a energia extra produzida para a rede de energia da minha cidade?

Por ser necessário estar conectado à rede elétrica é necessário pagar o valor mínimo. Assim, é possível reduzir o valor pago na fatura em até 95%, mas não é possível zerar o valor pago. 


É comum a energia solar produzir mais energia do que a residência, fazenda ou empresa necessita. Mas, essa energia não pode ser vendida para a rede elétrica da sua cidade. 


De acordo com a Resolução 482/12 da Aneel, é possível utilizar a energia extra produzida pelo sistema em crédito, os quais podem ser utilizados em até 60 meses.  



Energia solar para produtor rural 


Se você é produtor rural, o Governo do Estado está pagando uma parte dos juros de financiamentos que envolvam projetos de sustentabilidade, como a energia solar. 


Esse projeto se chama RenovaPR, e possibilita financiamentos com taxa 0%. Um dos requisitos para fazer parte deste programa é que a empresa fornecedora do sistema fotovoltaico esteja credenciada no projeto. 


E, a boa notícia é que a Bionova já está credenciada no RevovaPR! Aproveite essa facilidade e invista no seu negócio.  


 

Energia Solar no Paraná


Se você é do Paraná e está procurando por uma empresa de confiança para adquirir o seu sistema de energia solar, saiba que a Bionova é referência no mercado, e conta com mais de 60.000 painéis instalados, e mais de 1.000 projetos finalizados


Conheça em quais cidades a Bionova está: 


Cascavel

(45) 98816-1551

Av. Brasil, nº 2529


Nova Aurora

(45) 98404-1397

Av. São Luiz, nº 1275


Ponta Grossa

(42) 99934-2048

Av. Visc. de Mauá, nº 273


Umuarama

(44) 99766-5832

Avenida Portugal, s/n, Saída para Maria Helena


Cianorte

(44) 99948-6000

Praça Largo Concórdia, nº 52


Assis Chateaubriand

(44) 99999-5493

Avenida Tupassi, nº 3246


Energia solar: saiba como funciona, as vantagens e as principais dúvidas