Publicado em: 03/04/2022

O sistema de geração de energia solar está cada vez mais popular em toda a sociedade. Desse modo, é natural que o setor da construção civil também passe a se relacionar mais com essa forma diferente de gerar energia.

Mas, para que uma construção possa receber de forma adequada os painéis de energia solar, antes é necessário seguir algumas etapas importantes. Como o sistema de energia solar é bastante versátil, em geral não há problemas para que seja usado no setor da construção.

Em todo caso, conhecer os processos de preparação é algo fundamental para que tudo possa funcionar da forma correta. Fatores como a área de construção, tamanho dos painéis e posicionamento das placas devem ser levados em consideração antes de começar o projeto.

  1. O que considerar antes de usar energia solar na construção?

É importante levar alguns fatores em consideração antes de fazer uso da energia solar em uma obra. Considerar aspectos como o posicionamento das placas no terreno, o planejamento do processo de instalação do sistema, o tamanho e o peso desses painéis solares e ainda a área disponível para os painéis e para o sistema como um todo.

Antes de tudo, tenha a certeza de que possui uma área ideal para a instalação do sistema. Pois, se não houver espaço, nem adianta considerar a instalação. Portanto, o espaço deve ter um mínimo de 10 metros quadrados para que possa suportar o sistema.

A potência das placas, porém, torna-se maior de acordo com o tamanho do espaço disponível. Tenha a certeza ainda de que a posição das placas no local correto está favorável. O ângulo tem de ser perfeito para receber os raios de sol.

Outro ponto importante é considerar se a estrutura suporta todo o peso dos painéis. Tudo isso deve ser levado em consideração antes do sistema de energia solar ser implementado.

  1. Não entendo nada de energia solar. Ainda posso usá-la na minha construção?

Se você não entende nada de energia solar, então deve fazer uso do conhecimento de um grande especialista para analisar se vale a pena ou não utilizar o sistema no espaço disponível – ou mesmo se é possível fazê-lo.

No caso, a Bionova e seu time de especialistas estão à disposição para que você possa entrar em contato e fazer um orçamento completo a respeito da instalação de um sistema de energia solar em sua obra. Portanto, não perca tempo e entre já em contato.

  1. Todas as construções podem receber energia solar?

A verdade é que nem todas as construções podem receber um sistema de energia solar. Na realidade, é necessário que todos os requisitos sejam atendidos. Espaço para os painéis, local adequado que suporte o peso do sistema e muitos outros fatores devem ser considerados antes de instalar energia solar em sua construção.

Por conta disso, o melhor a fazer é entrar em contato com o time de especialistas da Bionova para compreender se a sua obra realmente tem tudo o que é necessário para receber um sistema de energia solar completo.

Energia solar na construção: como preparar a sua obra para receber painéis solares?