Publicado em: 22/04/2022

Há uma pergunta que gera dúvidas em muitas pessoas: o sistema de energia solar funciona à noite? Pois, se esse sistema é baseado na luz do sol e nos raios solares que chegam até os painéis, como pode seguir funcionando à noite?

A resposta mais adequada é que não pode. Desse modo, o sistema de energia solar realmente não é capaz de gerar energia quando não há a presença do sol.

Logo, à noite não há como seguir produzindo energia elétrica para a sua residência ou para o seu comércio. Por conta disso, é muito difícil que um sistema de energia solar consiga fazer com que uma casa seja capaz de diminuir em 100% o gasto com a conta de luz – esse gasto, em geral, chega a 95% do valor total.


Com um sistema de energia solar, como ter energia à noite?

Já que o sistema de energia solar não consegue gerar energia elétrica na parte da noite, como fazer isso? Ou a sua casa não poderá ter energia durante a noite? Afinal, é nessa parte do dia que as pessoas mais fazem uso de itens eletrônicos e, assim, gastam mais energia.

Pensando nisso, existem duas soluções bastante eficientes para fazer com que o sistema de energia solar seja viável para as pessoas. Uma delas é ter baterias capazes de armazenar a energia gerada ao longo do dia, mas não utilizada.

Esse banco de baterias pode servir para que, à noite, seja possível usar a energia que foi gerada ao longo de todo o dia. Todavia, ainda assim pode não ser o suficiente.

Nesse caso, o melhor a fazer é conectar a sua casa à distribuidora de energia, para que seja possível comprar a energia que não puder gerar. Em todo caso, ainda assim o sistema de energia solar pode gerar grandes economias para você, seja em sua residência ou em uma empresa.


O sistema de energia solar funciona em um dia nublado?

O sistema de energia solar não depende de calor para funcionar. Na realidade, depende da luz do sol. Assim, são os raios de sol que fazem com que seja capaz colocar todo o sistema para rodar. Mas, em dias nublados, como fazer isso?

Por não depender do calor e sim dos raios solares, ainda é possível gerar energia elétrica em dias em que as nuvens estejam tapando o sol. Todavia, é claro que a eficiência não será a mesma e que, de alguma forma, o sistema será limitado.

O cenário perfeito é ter um dia claro para a geração de energia, sem nuvens. Entretanto, como isso é utópico, saiba que o sistema de energia solar funciona mesmo quando as condições não são tão favoráveis.

Em todo caso, é sempre uma boa ideia não confiar por completo em um sistema de energia solar e, assim, ter soluções secundárias para os momentos em que o seu sistema não for capaz de dar conta da energia consumida. Mas fica claro, mesmo nesses momentos, que o sistema de energia solar faz com que seja possível economizar bastante com a conta de luz.

Como o sistema de energia solar funciona à noite?